Notícia 

Prefeito de Teixeira de Freitas anuncia novo mecanismo de participação social

Município vai implantar mais um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social na Bahia

Nesta sexta-feira (26.04), o prefeito do município de Teixeira de Freitas, João Bosco, anunciou a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Segundo Bosco, o Conselho de Desenvolvimento não terá caráter deliberativo, sendo uma instância de consulta e aconselhamento. “Vamos inaugurar um mecanismo para ouvir a sociedade antes da tomada de decisões por parte da administração municipal”, disse. A previsão é de que o Conselho tenha a sua primeira reunião em 30 dias.

26/04/2013

 

 

 Codes participa de planejamento estrategico de Teixeira de Freitas Foto: Marcílio Goulart Codes participa de planejamento estrategico de Teixeira de Freitas Foto: Marcílio Goulart

Os últimos ajustes para a  instalação do Conselho Municipal foram realizados nos dias 24 e 25 de abril, durante a realização do Seminário de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Teixeira de Freitas. O evento contou com a participação de Edson Valadares, coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) vinculado à Secretaria de Relações Institucionais da Bahia.

“O diálogo social, com a garantia de um processo participativo na tomada de decisões, é a única forma de se suplantar as questões colocadas para o futuro dos municípios”, Edson Valadares

O Conselho de Teixeira de Freitas terá representantes do empresariado, dos sindicatos de trabalhadores, de agricultores, das universidades, esportes, cultura, movimento de mulheres, negros e  indígenas. Teixeira de Freitas é o terceiro município da Bahia a anunciar a criação de Conselho que possa contribuir para a participação popular na gestão municipal: em março, as prefeituras de Ipirá e Conceição do Coité anunciaram a criação de instâncias semelhantes em suas estruturas administrativas.

Os conselhos municipais vão integrar a Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, lançada no final de 2012 por meio da Carta da Bahia, documento síntese do 1º Encontro de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social Brasileiros, ocorrido em Salvador (BA).

 

Com informações da Assessoria do Codes