Notícia 

“O maior legado do meu Governo foi a relação que estabelecemos com a sociedade”, declara ex-presidente Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta terça-feira (14.05), da 12ª Reunião do Pleno do Conselho do Rio Grande do Sul (CDES RS), no Palácio Piratini. Lula falou sobre a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e a valorização da construção democrática: “precisou um pouco de tempo para que as pessoas começassem a compreender que era algo maior do que diminuir o papel de alguém [Congresso Nacional], o que queríamos era aumentar a participação de todos na discussão de políticas públicas”. O ex-presidente também falou da política internacional e da importância conquistada pelo Brasil nos últimos anos - que coordena organizações como a FAO e a OMC -, valorizando, também, a relação com a África e a América Latina.

Assessoria da Sedes

14/05/2013

 

 

Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini  Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Na abertura da reunião plenária, o secretário executivo do CDES RS, Marcelo Danéris, lembrou a atuação do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, à frente do Conselho da Presidência da República e citou as contribuições do CDES para o enfrentamento da crise de 2008, além do seu papel importante na criação de programas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida.

O governador Tarso Genro explicou que o Rio Grande do Sul vem reproduzindo a experiência do ex-presidente no Governo Federal, ao elogiar as mudanças políticas no Brasil e a consolidação da democracia na condução dos rumos do País.

No início de sua fala, o ex-conselheiro do CDES PR Paulo Tigre cumprimentou o ex-presidente Lula pela criação do Conselhão Nacional: a experiência demonstrou que a divergência pode conviver quando se tem condiçoes de estar aberto ao diálogo, com honestidade naquilo que se defende.

A reunião contou com a participação de conselheiros do CDES RS e do CDES PR, secretários de Estado, deputados, reitores, prefeitos, entre outras autoridades.