Notícia 

Conselheiros do CDES participam do seminário “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Brasileiro” na Unicamp

O seminário "Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Brasileiro" será realizado de 7 a 9 de maio, em Campinas, para identificar, debater e analisar as grandes questões do desenvolvimento brasileiro. O evento vai contar com a participação dos conselheiros Clemente Ganz Lúcio (DIEESE), Sergio Haddad (Ação Educativa), José Antônio Moroni (Inesc) e Artur Henrique (CUT).

Assessoria da Sedes

06/05/2013

 

 

Conselheiros do CDES participam do seminário “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Brasileiro” na Unicamp Conselheiros do CDES participam do seminário “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Brasileiro” na Unicamp

A partir das principais questões relacionadas ao desenvolvimento brasileiro, o seminário "Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Brasileiro" busca mapear alternativas para enfrentar os atuais desafios frente à crise do padrão global de acumulação. Além disso, está em discussão a transição para o novo modelo de produção e consumo, adaptado às exigências da sociedade do conhecimento e com foco na redução de desigualdades sociais e na melhoria das condições de vida e de trabalho da população.

Realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e pelo  Instituto de Economia da Unicamp por meio das Redes D e Plataforma Política Social, o evento será realizado no auditório do Instituto de Economia da Unicamp, em São Paulo, de 7 a 9 de maio, com transmissão on-line.

Fala dos conselheiros

(...) as centrais sindicais têm trabalhado de forma unitária a construção de uma agenda e elas visam fundamentalmente colocar a questão do trabalho no centro do desenvolvimento (...), Clemente Ganz Lúcio

O conselheiro Clemente Ganz Lúcio Ganz Lúcio, diretor técnico do DIEESE, vai participar da mesa “Desafios do Trabalho e do Sindicalismo”, no dia sete de maio, às 14 horas, com a participação de Claudio Salm (UFRJ) e Marcio Pochmann (Unicamp); e coordenação de Jose Krein (Unicamp).

 

 

(...) Talvez nossa missão mais importante seja trazer esse aspecto prioritário do desenvolvimento para uma cidadania ativa, tirando o estreitamento do pensar a educação apenas sob o ponto de vista de formação de mão de obra (...), Sergio Haddad

A mesa “Desafios da Educação na Sociedade do Conhecimento” será coordenada pelo conselheiro Sergio Haddad, coordenador geral da ONG Ação Educativa, no dia oito de maio, às 11h. Contará com a participação de Miguel Arroyo (UFMG), Nelson Preto (UFBA) e Romualdo Portela (USP).

 

O conselheiro Artur Henrique, secretário-adjunto de Relações Internacionais da CUT, integrará a mesa “Desafios da Seguridade Social: organização, controle social e financiamento”, coordenada por Armando de Negris (Fórum Social Mundial), no dia nove de maio, às 16 h. A mesa terá a participação de Denise Colin (MDS) e José Noronha (Fiocruz).

(...) É preciso aprofundar nesse seminário a discussão a respeito do futuro da seguridade social, garantindo aquilo que está na Constituição Federal, o direito a todos, de forma gratuita e de boa qualidade, aos serviços de previdência, de assistência social e saúde (...), Artur Henrique

 

O conselheiro José Antônio Moroni, membro do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), vai integrar a mesa “Estado, Democracia e Desenvolvimento”, coordenada por Silvio Bava (Le Monde Diplomatique Brasil), no dia oito de maio, às 18h15. Também participarão da mesa André Vitor Singer (USP), Sonia Fleury (FGV) e Vladimir Safatle (USP).