Evento 

Participação do CDES no 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

24/04/2013 de 11h às 12h30

Centro de Convenções Brasil 21 - Sala Santa Cruz
Brasília

 

O evento é uma realização da FNP, com o apoio do Sebrae Nacional e do Governo Federal e conta com a parceria da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e a colaboração da Ernst & Young Terco e do Instituto Pólis.
Este ano, o evento foi estruturado em quatro eixos temáticos:
* A nova geração de governantes locais e o desenvolvimento sustentável no pós Rio+20;
* Reforma do Estado e repactuação federativa nos 25 anos da Constituição;
* O empreendedorismo e o desenvolvimento local sustentável;
* Diálogo entre o público e o privado na construção de cidades sustentáveis.
Também foram realizados fóruns TED-alike e Arenas de Diálogos, além de Salas Temáticas e o Salão Internacional de Boas Práticas.
No dia 24 de abril, o conselheiro do CDES, Murillo de Aragão, participou da sala temática "Ferramentas para uma gestão transparente e de qualidade", que abordou os conselhos de desenvolvimento econômico e social e o seu papel no desenvolvimento municipal. Ele falou sobre o processo de instalação do Conselho da Presidência da República e sua consolidação como instância de diálogo social e democracia.
Além da sala temática, o Conselho participou do Ponto de Encontro, onde diferentes temas foram debatidos com o público. Representando a Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o diretor José Aparecido Ribeiro e a gerente de projeto Maria Velloso apresentaram o método de trabalho do Conselho em diferentes rodas de diálogo. Participaram das atividades representantes das prefeituras das cidades de São Paulo/SP, Uberaba/MG, Camaçari/BA e Santa Tereza/ES.

Além do Conselheiro Murillo de Aragão, compuseram a mesa principal da atividade a Diretora de Gestão do CDES/DF Ana Janaína Souza, representando um Conselho estadual; e o Prefeito e Secretário-Executivo do CDES/Canoas-RS Jairo Jorge, representando um Conselho municipal, para apresentar as características e a atuação de Conselhos em outras esferas de Governo.

 

Outros eventos