Evento 

Encontro nº 1 dos Conselhos Econômicos e Sociais Brasileiros

20/11/2012 a 21/11/2012 de 08h às 18h

Hotel Fiesta - Avenida Antonio Carlos Magalhães, 711 - Itaigara
Salvador

 

O 1º Encontro dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social Brasileiros foi realizado em Salvador/BA, nos dias 21 e 22 de novembro. O encontro contou com a participação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES); do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (CEDES/PE); do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes- BA); do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES/RS); do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Espírito Santo (Codes/ES); do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (CDES/DF); do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Canoas (Rio Grande do Sul); e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Presidente Venceslau (São Paulo).
No encontro foi redigida e aprovada a Carta da Bahia, que reitera o papel dos conselhos, encaminha a criação de uma rede nacional dos colegiados existentes – um federal, oito estaduais e sete municipais -, e propõe aos demais entes federados que criem instâncias semelhantes em suas estruturas governamentais.
O documento propõe ainda que as capitais brasileiras que sediam jogos da Copa 2014 criem colegiados para acompanhar os investimentos públicos e o legado que ficará às comunidades. Os prefeitos eleitos de São Paulo, Fernando Haddad, e de Recife, Geraldo Julio, receberão a Carta da Bahia simbolicamente por terem se comprometido em suas campanhas a constituir conselhos nestas duas capitais.

 

Outros eventos